Línguas clássicas, caligrafia fina, poesia, composição literária, argumentação, canto, fundamentos reais da matemática, orientação astronômica, mapa das virtudes, princípios de filosofia e exegese bíblica...

Eis o horizonte pedagógico da formação clássica: fornecer ao aluno as ferramentas intelectuais e morais para poder se reencontrar consigo mesmo, se localizar na vida e no cosmos. Nessa pedagogia, o aluno não se perde nem a perde, porque percebe seu real valor. E seu real valor reside naquilo que configura uma verdadeira educação: centra-se no desenvolvimento do homem integralmente tomado. Seu valor pedagógico não é externo ao homem, como acontece à pedagogia voltada ao mercado de trabalho que temos atualmente. A formação clássica atravessa o domínio da linguagem até a capacidade de bem empregá-la para apreender a verdade das coisas, passo seguro para traçar um fecundo diálogo com Deus.

Pela docilidade e pelos bons costumes, esse é o critério para aceitarmos novos alunos. No studium são apenas admitidos jovens mutuamente dóceis, de fácil convívio e abertos às exigências desse método.

Essa expressão latina bem define o local onde lecionamos: a tranquilidade do campo dentro da cidade. O studium está instalado num local tranquilo, belo, silencioso e ao mesmo tempo acessível.

Rus in Urbe

Como não pretendemos “adaptar” o ensino clássico dentro da burocracia atual, torna-se-nos viável a aplicação radical e coerente dos métodos tradicionais. Livres de quaisquer entraves curriculares, ideologias e massificações.


Uma educação do nosso jeito

Nossos professores dominam as artes em seu sentido integral. Não as dominam como áreas isoladas, senão também segundo seus princípios filosóficos, morais e teológicos. Fornecendo aos alunos um itinerário de contemplação

Fomento à contemplação
Bono studio bonisque moribus
Professores especialmente dedicados ao ensino

Os responsáveis pela docência no Studium se submetem a um amplo estudo que perpassa a lógica, a física, a ética, a metafísica e a teologia. Além de se dedicarem ao domínio das línguas clássicas e ao progresso na oração. 


Somos uma pequena família. O studium não é resultado de famílias que se reúnem pensando numa tradição educativa, que transcende suas vidas. Uma família isolada se esquece de que ela é, antes de tudo, uma ponte entre gerações. É necessário, portanto, criar meios para que essa "cadeia de ouro" não se rompa, como dizia João Crisóstomo. 


Uma extensão da família

Os pais que nos procuram possuem uma preocupação em comum: fornecer aos filhos uma educação inexistente nos meios oficiais, que explore a totalidade da alma.